O Instituto de Olhos Villas nasceu em maio de 2008, fruto da parceria entre os Drs. Marcelo e Mônica Freitas, fundadores do Instituto de Olhos Freitas e, logo em seguida, se juntaram à sociedade os Drs. Marcelo Nascimento e Ilara Guerra, membros do corpo clínico daquela instituição.
A ideia principal foi trazer para a região de Lauro de Freitas o mesmo conceito e padrão de excelência adotados há muitos anos no Instituto de Olhos Freitas. Para isso, reunimos um Corpo Clínico conceituado, com especialistas nas diversas áreas da Oftalmologia, realizando um atendimento humanizado e personalizado, apoiado pela estrutura de um moderno Centro Diagnóstico.

Desta forma, pretendemos oferecer aos nossos pacientes o que há de melhor em matéria de qualidade, segurança e conforto no seu acompanhamento médico.
Atualmente, o Instituto de Olhos Villas está localizado em Vilas do Atlântico, na Av. Praia de Itapuã, 1702, Lauro de Freitas – Ba. Ocupando uma área de mais de 500 m², oferecendo aos seus pacientes muito mais conforto. Funcionamos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.

Em 2017, o Instituto de Olhos Villas passou a fazer parte do Grupo Opty, atualmente o maior grupo de oftalmologia da América Latina.
Além do Instituto de Olhos Villas, o DayHORC, o Instituto de Olhos Freitas e a Oftalmoclin fazem parte dos associados na Bahia. Ao todo, nove empresas oftalmológicas integram o Grupo Opty.