Especialidades
catarata

O QUE É A CATARATA?
Com o passar dos anos nossa pele, ossos e todos os nossos outros órgãos são afetados pelos efeitos naturais do tempo. Com a nossa VISÃO não poderia ser diferente.
Com o tempo, a nossa lente natural - o cristalino - também tem a sua qualidade visual alterada, não possuindo mais a transparência que deveria, prejudicando assim a capacidade de ver com perfeição, o que é chamado de catarata.

Os sinais mais comuns de catarata incluem:

  • Visão nublada, turva ou fraca;
  • Dificuldade crescente com visão à noite;
  • Sensibilidade à luz e brilho;
  • Necessidade de luz mais brilhante para leitura e outras atividades;
  • Ver “halos” ao redor das luzes;
  • Alterações frequentes na prescrição de óculos ou lentes de contato;
  • Desbotamento ou amarelecimento das cores;
  • Visão dupla em um único olho.


A maioria das cataratas se desenvolvem lentamente, não incomodando tanto no início, mas com o tempo passam a interferir na visão e na qualidade de vida, o que passa a dificultar atividades rotineiras como leitura, dirigir (especialmente à noite), enxergar a expressão no rosto de outra pessoa, entre outros, quando passa a ser necessário um procedimento cirúrgico, que é um dos mais seguros e realizados em todo mundo.

CAUSAS

A maioria das cataratas se desenvolve em função do passar do tempo: é uma condição muito comum que afeta milhões de pessoas no mundo todos os anos.
Mas, ela também pode ser causada por alguns distúrbios genéricos hereditários, uso prolongado de corticoides ou por outras condições médicas ou problemas oculares.

TRATAMENTO

A cirurgia é o único tratamento que permite a recuperação de uma visão clara e nítida. Além dos médicos cirurgião e anestesista, o paciente conta com o apoio de equipe especializada para trazer tranquilidade antes, durante e depois do procedimento.
Com um procedimento seguro e indolor, o cristalino é acessado. Nossa lente natural que já perdeu parte de sua qualidade visual é então substituída por uma nova lente totalmente transparente. Essa lente é chamada de lente intraocular (LIO).
Todo o processo é feito com tecnologia de ponta e alta precisão. E pouco tempo depois o paciente pode ir para casa, sem necessidade de internação.
Entre dois a três dias após a cirurgia a recuperação visual começa a ser percebida, e em cerca de 30 dias está completa.

LENTES INTRAOCULARES

Na cirurgia de catarata as lentes intraoculares são utilizadas para a substituição do cristalino, a nossa lente natural.
Existem diversos modelos para a substituição da nossa lente natural. Entre as monofocais, existem as feitas para focalizar de longe e também as para perto. Também podem ser usadas de maneira balanceada, para que um dos olhos seja usado para longe e o outro para uma distancia intermediária. Há ainda uma grande variedade de tipos de lentes multifocais, que ajudam a corrigir problemas de foco em várias distâncias ao mesmo tempo.
Dependendo da lente escolhida, o paciente pode se ver livre ou menos dependente da necessidade de óculos.
Tecnologias específicas e benefícios adicionais podem ser entregues conforme cada modelo.
Durante o diagnóstico, o médico oftalmologista recomendará as opções de modelo ideal, conforme o estilo de vida do paciente.

BENEFÍCIOS DA CIRURGIA

Durante a nossa trajetória alguns desafios exigem escolhas difíceis.
Informações contraditórias podem nos levar ao medo de tomar decisões, ou ainda induzem escolhas que geram custos que se acumulam durante anos e não resolvem os problemas.
Diferente de outras possíveis soluções, a cirurgia é o único tratamento eficaz e definitivo para a catarata.
Além de recuperar a visão, pode reduzir ou até eliminar o uso dos óculos.
É um investimento em conforto e qualidade de vida que não precisa esperar. Feito uma única vez. Uma escolha com um custo benefício muito melhor do que qualquer outra opção.
Com o retorno de uma visão clara e precisa, é possível retornar às atividades do dia a dia, sem depender da ajuda de outras pessoas.
E o mais importante, continuar vendo as maravilhas da vida e os momentos que nos fazem felizes.

Ver melhor é viVER melhor.